Dividir para Multiplicar

Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” (Cora Coralina)

Deus não nos fez robôs, mas seres pensantes.

E essa capacidade de pensar, aprender e ensinar é um presente, pois podemos utilizar todo o conhecimento para a nossa própria evolução como indivíduos ou como sociedade, seja na ciência, na tecnologia e até mesmo no aspecto religioso. Essa busca é natural e saudável.

Mas o que me incomoda é ver pessoas que passam a vida buscando o conhecimento e quando se acham capazes, preparados e cheios de razão, utilizam essa sabedoria apenas como um troféu, guardado numa prateleira de uma estante qualquer. Aqueles dos quais temos orgulho de mostrar para as visitas, mas que só servem de enfeite ou de massagem para nosso ego.

Ou de vez em quando acontece o pior. Todo o tempo gasto com estudo, dedicação, aprendizado, vai para o famoso “7 palmos abaixo da terra” junto com o seu detentor. E de nada se aproveita depois.

“Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.” Eclesiastes 9:10

O fato é que, a inércia humana diante das possibilidades que Deus nos deu de utilizar nosso conhecimento para ensinar, compartilhar, interagir com as pessoas e transformar vidas é uma forma egoístaacomodada de se viver.

Há pessoas perecendo por falta de conhecimento.

Quando adquirimos conhecimento e guardamos só para nós, definitivamente não estamos sendo sábios. São atitudes extremamente contrastantes.

Penso que a troca de conhecimento traz renovação. Além do mais, sempre temos algo para aprender. Nunca chegaremos ao topo, até porquê não existe topo. É uma caminhada constante.

Bem como na vida cristã, somos um vaso de barro.

Se vazios, precisamos nos encher.

Se cheios, precisamos dividir.

Para o conteúdo não envelhecer, perder a utilidade e apodrecer.
É preciso renovar. Trocar, compartilhar, CONviver.

“Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue? Romanos 10:14

Compartilhe, não se feche, não desperdice, multiplique o conhecimento.

Tenho que certeza que seremos mais felizes, ou pelo menos, mais realizados.

Camila Vaz

Anúncios

11 comentários sobre “Dividir para Multiplicar

  1. Olá Camila, agradeço sua visita no meu blog. E concordo com Cora Coralina, pois não adianta nada ter conhecimento e não compartilha-lo não se aprende nada com isso. É na troca que crescemos. Bjs e bom final de semana Cris Chabes

    Curtir

  2. Camila, você escreve com uma inspiração… sempre é tão gostoso vir aqui e ler os teus textos.
    Se não utilizarmos o que aprendermos, não fazermos a troca, de nada vale. Penso nas vezes que peço a Deus sabedoria e que em muitas vezes perco de abençoar alguém com a sabedoria que Ele me deu!
    Preciso estar atenta.
    Beijos querida e obrigado pelo seu comentário no meu post do Recanto.

    Curtir

  3. Amei esse post! Concordo com o seu pensamento, e tenho pensado muito sobre isso ultimamente. Mudei de cidade, mudei de trabalho e de igreja e tenho sentido as pessoas tão egoistas e competitivas aqui. Queria poder passar esse texto pra elas!! Bjos!

    Curtir

  4. Camila,
    gosto especialmente disto: “Se vazios, precisamos nos encher.
    Se cheios, precisamos dividir.” Quando nos sentimos cheios, por vezes achamos que não precisamos mais aprender. Mas basta estarmos dispostos a dividir para que se abram novos espaços, surjam novos aprendizados!
    Adorei seu blog, você escreve com muita sensibilidade! Vou vir sempre!
    Obrigada pela visita!

    Curtir

  5. Nossa vim conhecer seu cantinho e retribuir a visita, abri o post (claro que tinha uma árvore) mais de fato o que falou é vdd algumas pessoas são tão inteligentes ou têm grande conhecimento sobre algo, que em vez de multiplicar, apenas escondem para si.
    abs,

    Curtir

Compartilhe, multiplique, comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s