Não alimente o MEDO !

medo

Bicho papão, lobo mau, monstros e fantasmas.  Nunca tive problemas com isso.

Desde pequena acreditava em coisas reais e não gostava nem de desenho animado por entender que aquilo tudo era mentiroso demais pra mim. Meus pais também não permitiam filmes de terror lá em casa, nem brincadeiras “terroristas” com gritos estéricos pela casa.

Mas… confesso que ainda assim eu desenvolvi um MEDO terrível do escuro. Chegou a ser um trauma de infância porque morei numa chácara, em cidade do interior, na rua de um cemitério!!! Era tudo muito escuro e os bichinhos que rondavam a minha casa faziam muitos barulhos durante a noite. Foi inevitável! E fui levando isso até virar adulta, quando decidi que tinha que superar. 

Por conta disso, tenho me esforçado para evitar que minha filha tenha MEDOS que a impeçam de viver plenamente a sua infância.

Ela dorme com as luzes apagadas, não contamos histórias de monstros, não fazemos ameaças para ela fazer ou deixar de fazer coisas, etc.

Mas é impressionante como os MEDOS invadem nossa vida seja pela internet,  livros infantis, revistas, filmes e até desenhos animados!

Exemplo: Estávamos vendo o Sítio do Pica Pau Amarelo quando ela começou a chorar. Era um episódio com fantasmas, bruxa, caldeirão, gritos de horror… Fiquei pasma!

Depois disso, uma pessoa (sem noção) fez uma brincadeira aqui em casa dizendo que o bicho papão iria pegá-la e começou a correr atrás dela… E pelo visto ela acreditou! Agora vive repetindo isso, não fica mais sozinha no quarto e não quer mais dormir no escuro.

Há alguns dias atrás ela ganhou um “ingênuo” livro da Chapeuzinho Vermelho. No livro, o lobo mau COME A VOVOZINHA E O LENHADOR CORTA A BARRIGA DO LOBO COM UM MACHADO para salvá-la!!! Isso não é história infantil, minha gente! Parece mais  uma história de terror !!! 

Daí comecei a perceber que a maioria dos desenhos de um canal famoso da TV à  cabo falam sobre monstros, fantasmas e outras coisas amedrontadoras. Ok! Ok! Não vou ficar paranóica com isso, mas tem coisas que são desnecessárias e não vou deixar que ela se alimente com informações que não acrescentam nada de bom, só o MEDO! Mudo de canal mesmo sob os protestos dela. 

Então minhas DICAS são: 

1 – É preciso tomar cuidado com nossas “esponjinhas”, pois eles absorvem tudo ao redor com muita facilidade. Devemos abolir as ameaças (boi da cara preta, homem do saco, bicho papão etc…) para coagir as crianças a fazer ou não fazer algo. Essas ameaças só servem para desenvolver medos e inseguranças que podem trazer sérios problemas no futuro.

2 – Também é preciso sentar junto para ver os desenhos animados e programas infantis e checar os livros e filmes que os pequenos andam assistindo para evitar que tenham acesso à informações desproporcionais a idade deles.

3 – É preciso falar abertamente sobre o MEDO com as crianças, explicar de um jeito que eles entendam que as coisas ruins existem, mas que não são mais importantes que o AMOR que os protege. 

Por fim, cheguei a conclusão lógica de que não posso impedir que todos os medos e dramas se apresentem para os meus filhos, mas posso ensiná-los a enfrentar o mundo com CORAGEM, FÉ e AMOR! Porque é disso que todos nós estão precisando!

Pais, tios, avós e amigos: Não alimentem o medo nas crianças!

“Não peço que os tires do mundo mas que os livres do mal.”  João 17:15

Camila Vaz

8 comentários sobre “Não alimente o MEDO !

  1. Eu também não incentivo, mas, pode vir de fora!! Dan, certa vez, passeando com meus pais num parque, foi surpreendido por alguém vestido de lobo mau enooorme e ele teve uma reação péssima…passou muitas semanas falando do lobo mau…sou contra usar personagens para causar medo…incentivar o medo gera uma insegurança terrível. Beijos pra vc!!

    Curtir

  2. Olá Camila,

    Medos existem sim e sempre existirão. Nós adultos já tivemos e nossos filhos tem e os filhos dos filhos terão…
    Tudo é fase para medos infantis e virão outros em cada fase vivida.

    Minha pequena Maria tem 6 anos. E como você falou, nunca alimentamos medo nela. Muito menos a ameaçamos com o moço do saco, a polícia o cachorro bravo ou bicho-papão. Sou totalmente contra isso. E muitas mães usam desse subterfúgio para conseguirem o que querem com os pequeninos. Absurdo.

    Livros ela tem aos montes e nunca a privamos de algo pra idade dela. Claro que sempre triamos alguma coisa que não achamos legal, mas sem cercar demais.
    Da Chapeuzinho vermelho, quando ela não sabia ler, nós adaptávamos a história. Ao invés de falar que cortou a barriga do lobo, inventávamos algo mais suave, como prendeu o lobo e tirou a vovó do armário.

    Livros são adaptáveis. Mas isso, pode ter certeza, não amedronta a criança, não mais do que ameaçá-lo com bicho papão ou outra coisa.

    Tv devemos regular sim, mas certos desenhos são inevitáveis, mesmo que seja pra idade dela. E assim, não dá pra esconder tudo o tempo todo. As vezes tentamos protege-las demais e elas mesmas sabem se proteger.

    Aqui em casa então, deixamos correr o curso naturalmente das coisas, sem muito alarde e levando na brincadeira. Medo ela tem medo sim e já passou fases piores, mas a gente sempre tenta levar pra outro lado sem fazer terror.. E deu certo..

    Você está certa em separar certas coisas, mas só cuidado para não transferir seu medo da infância para ela. Sem querer a gente acaba influenciando.

    Boa sorte e Deus abençoe vocês..

    Teresinha Nolasco

    Blogs:
    Bolhinhas de Sabão para Maria
    Mamães em Rede

    Curtir

  3. Oi querida Camila!
    Por aqui também sempre cuidamos com o que a Flávia assistia e nunca colocamos medo nela.
    Ela sempre foi tranquila e dorme com a luz apagada.
    Mas sempre cuidei pra que amigos e parentes não fizessem brincadeiras bobas, de assustar.
    Super beijo querida!!!

    Curtir

Compartilhe, multiplique, comente!