A educação vem de casa. E a segurança vem de onde?

NaoViolenciaEscolas

Essa semana vi uma reportagem AQUI sobre um pai que, ao saber que sua filha iria apanhar de uma gangue na escola, foi defendê-la e acabou agredindo  as agressoras! Quanta violência né?

 Primeiro, quero deixar bem claro que sou contra todo e qualquer tipo de violência!

 Mas confesso que entendo PERFEITAMENTE a revolta desse pai. Afinal, que pai ou mãe ficaria inerte diante de um ato iminente de violência contra o seu próprio filho(a)?

Aconteceu um fato semelhante na escola municipal onde minha mãe trabalhava há menos de 15 dias, onde um grupo de meninas se uniram para agredir uma adolescente no banheiro. O pai da “vítima” foi chamado e ao chegar à escola foi agredido verbalmente pela “gangue” e ainda foi provocado para entrar numa briga com elas. É mole? Total falta de respeito.

Ao perceber a situação, minha mãe entrou em ação e dispersou as meninas com uma advertência verbal.

Nesse momento, uma das agressoras partiu para cima da minha mãe e tentou agredi-la também. Por sorte, os alunos a seguraram e impediram o pior. Mas a adolescente a ameaçou dizendo ser filha de bandidos. (Descobriram que o pai está preso e a mãe em liberdade condicional). 

Minha mãe ficou tão abalada que passou mal e pediu a transferência da escola.

 Violencia jóvenes

Acredito que este não seja um caso pontual. A violência está espalhada por aí !

A situação está um caos! É claro que a educação deve vir de casa. Mas se algumas crianças não a recebem dos pais, não é justo atribuir toda a culpa e responsabilidade aos professores, que estão sofrendo agressões verbais e físicas dentro das escolas, sendo desmoralizados, desrespitados e humilhados todos os dias! Além de estarem correndo risco junto com outros alunos inocentes diante de adolescentes/jovens violentos. 

Escola é lugar de ensino, socialização e aprendizado, mas os professores não são obrigados e muito menos capacitados para separar brigas de marmanjos e lidar com situações violentas! Isso é  papel do poder público, que precisa oferecer segurança aos alunos e professores, colocando policiamento nas escolas para coibir esses atentados. Principalmente em áreas de risco, onde sabemos que a violência é ainda maior.

Enquanto as ruas estão cheias de guardas de trânsito para multar motoristas, as escolas estão sem policiamento. A justificativa (pelo menos na minha cidade) é que guardas municipais são para proteger somente o patrimônio público! E a vida, minha gente? E as garantias constitucionais de segurança e vida? Foram para o beleléu a muito tempo.

Infelizmente chegamos a esse ponto!

Esse pai que tentou defender sua filha acabou infringindo a lei e se deixando envolver pela violência ao redor, por tentar fazer o papel que a polícia deveria ter feito. E provavelmente será punido por isso. Fico pensando que as autoridades só irão tomar uma providência quando acontecer (Deus queira que não!) uma tragédia.

Meus filhos ainda são pequenos, mas já me preocupo com o rumo das coisas… Porque não é preciso ser mãe de adolescente para se revoltar e indignar com essa situação.

É profundamente lamentável…

 

Camila Vaz

https://mundodepalavras.wordpress.com

twitter: @milacostavaz  

 

Anúncios

3 comentários sobre “A educação vem de casa. E a segurança vem de onde?

  1. nossa eu morro de medo de tudo e entre meus medos esta a violencia, tem tomado um rumo…que entre bem naquele; estamos tao preocupados com um mundo melhor que esquecemos de preparar filhos melhores para o mundo. Acho que isso tudo pode ser controlado com um educação acompanhada desde sempre, mas o que fazer quando nós nos preocupamos e tantos outros não? Acabamos então por criar cordeiros para viver em um mundo de leões? Mto complicado

    Curtir

  2. Caramba! Que situação sua mãe enfrentou e, ainda bem, se livrou!! A violência nas escolas é reverberação do que tem acontecido nos lares. Infelizmente, as familias estão autodestrutivas. Fico pensando onde vamos parar…

    Curtir

Compartilhe, multiplique, comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s