Incentivo Criativo

Imagem
 
Seu filho(a) já demonstra interesse por determinadas atividades?
Suas preferências e gostos já são perceptíveis?
Leitura, escrita, artes, música, instrumentos musicais, esportes, filmes?
 
Aqui em casa tenho dois pequenos, mas é impressionante como algumas preferências deles já são bem nítidas e diferentes, diga-se de passagem.
 
Penso que certas tendências podem até nascer com as crianças, mas a maioria delas são desenvolvidas por meio do incentivo. É claro que os pais tendem a incentivar os filhos a fazerem aquilo que gostam ou que sabem fazer bem, mas com o tempo eles vão crescendo e fazendo suas próprias escolhas criativas, descobrindo e experimentando coisas novas.
 
Meus pais sempre me incentivaram a ler. E olha que na minha época não existia o fácil acesso à internet, nem muito menos livraria na cidade que eu morava. Lembro-me que eles compravam aquelas enciclopédias infantis e coletâneas de histórias que eram vendidas na porta de casa (tô ficando velha! rsrs) e infinitos gibis da Turma da Mônica nas bancas. Eles me presenteavam com canetas coloridas, cadernos de anotações, agendas, bloquinhos, enfim…
 
Eu passava as tardes me deliciando na leitura, viajando nas histórias e querendo sempre mais.
 
Depois fui incentivada à pratica do esporte, mas quando chegou a hora de decidir minha profissão, pesou o amor pela leitura, pelos livros, pelas palavras e eu escolhi o Direito.
 
Fico pensando em quanto o incentivo pode influenciar positivamente ou não a vida de uma criança.
 
Aqui em casa eu sou das letras e meu marido dos números e as duas avós são professoras. Ela vive num mundo de livros, papel, cola, tesoura, tinta, canetinhas,  lápis de cor, tinta guache e pincéis. Ela ama livros e fica empolgadíssima quando entra numa livraria.
 Imagem
 
 
Embora o Isaque ainda seja um bebê, ele é incentivado pela irmã e por nós também. Mas por enquanto, eu diria que ele está mais para os esportes radicais!!! Hahaha
 
Uma outra coisa que chama a atenção é que os dois amam música! Eles se amarram em assistir qualquer show na televisão! É só avistarem instrumentos musicais que o mundo pára! Talvez seja porque o pai é baterista, o tio Igor e o tio Alan cantam e vivem tocando violão para eles.
 
Lembrando que incentivar é bem diferente de forçar a barra. Tem mães que obrigam a filha fazer aula de ballet,  piano, natação, por exemplo, sem respeitar a vontade da criança. Isso pode atrapalhar o desenvolvimento natural dela e até gerar trauma ou repulsa.
 
É preciso respeitar a idade, o gosto e os horários da criança, afinal o estímulo criativo visa acrescentar diversão, alegria, conhecimento e até melhorar a qualidade de vida dos pequenos. Tudo deve ser feito sempre com equilíbrio e naturalidade.
 
O incentivo criativo é importante para o desenvolvimento da criança. Sou super-contra deixar o filho robotizado em frente à televisão durante horas como se a obrigação de educar e promover entretenimento fosse somente  daquele aparelho  frio e inerte.
  
Recorrer à (santa) Galinha Azul ou àquela dupla de palhaços fofinhos é uma ajuda e tanto de vez em quando, mas se você quer que seu filho viva experiências interessantes, seja um ser humano de conteúdo e tenha uma vida de verdade, vai ser necessário gastar um tempo com ele.
 
Seja mostrando e regando as plantinhas do quintal, seja dançando pela casa com ele, deixando ele se lambuzar de tinta, levando ao parque para passear, ao teatro, ao cinema, desenhando numa folha de caderno ou simplesmente contando e interpretando histórias.
 
Use sua criatividade e faça seu filho feliz! ❤
 
Beijos

 

Camila Vaz

 

Anúncios

Um comentário sobre “Incentivo Criativo

  1. Oi Camila. Conheci seu blog através do site recanto das mamaes blogueiras. Acho muito importante incentivar as vocações das crianças, sem pressão, claro! Aqui a leitura é incentivada desde sempre, com o tempo quero apresentar artes, musica, artesanato, costura, ecologia, eletricidade… essas coisinhas. Aprendi muitas delas com minha vó e sou muito grata por isso!

    Curtir

Compartilhe, multiplique, comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s