O ser humano e suas prioridades

tumblr_mlb51vm3pk1r14ytno1_500

Quando criança a prioridade é brincar.

Quando adolescente, se divertir.

Quando jovem,  se aventurar.

Quando adulto a prioridade é… qual é mesmo a prioridade?

Depende.

Me parece que é estudar cada vez mais, para trabalhar cada vez mais, para enfim, consumir cada vez mais. Depois, compartilhar cada vez menos, com o menor número de pessoas possíveis, desfrutando cada vez menos do tempo que sobra para viver. E por fim, resolver não gerar outros seres humanos porque não sobrou dinheiro, disponibilidade, espaço e que dirá tempo! Oi?”

Fico pensando que existem muitos motivos para esses dados colhidos e respeito todos eles, mas também penso se não estamos perto de chegar no mais alto nível do egoísmo humano em todos os sentidos.

Segundo uma pesquisa do IBGE divulgada no último dia 17, (veja a matéria completa AQUI), os resultados apontam que:

– Mulher sem filho: maioria branca e escolarizada

– Mães jovens estudam menos

– Nortistas e nordestinas têm mais filhos

– Cai número de casais com filhos

Então a realidade é: não ter filhos seria uma escolha de mulheres brancas, escolarizadas, bem-sucedidas, dos estados mais ricos? Ter mais filhos então seria para mulheres negras, pobres, com menos estudo, dos estados mais pobres? Isso não soa esquisito?

Pela lógica, as que supostamente teriam “condições” para gerar, deveriam gerar mais. Certo? Errado! rs

De repente estou perplexa porque eu contrariei as pesquisas. Sou do Sudeste, branca, estudei muito, sou advogada e mãe de dois filhos, por enquanto. Se eu fosse menos frouxa, teria 4 !

Desculpem, mas essa pesquisa me parece o reflexo de uma sociedade cada vez mais preocupada com as coisas que menos importam nessa vida. E isso é motivo de um profuuuuunda reflexão. Mas vou parando por aqui porque o mundo não vai parar para eu descer!

O ser humano e suas prioridades…

bjs

Camila Vaz

4 comentários sobre “O ser humano e suas prioridades

  1. Oi Camila!

    Tbm penso assim: quem mais tem condições de ter filhos são os que menos tem. Algumas amigas que tem filhos, falam que não tem mais por medo de não ter condições financeiras de cuidar e dar boa educação!

    Minha prima disse que tem dó de ter muitos filhos e ter que deixa-los em creches o dia todo para poder trabalhar e dar o mínimo de conforto para eles como convênio médico, diversão etc. Então ela prefere ter somente 2 e trabalhar meio período e cuidar deles no outro período.

    Ou seja, são várias opiniões. Eu já estou com 31 anos e ainda não casei e não tenho filhos, pois fico buscando ter pelo menos condições melhores de poder cuidar e criar meus futuros filhos. Mas diferente de muitas eu quero ter pelo menos 2 meus e adotar mais 2! Meu sonho é ter filhos meus e adotar também (fazer algo por alguém que realmente precisa de amor e carinho!) Mas como viu razão e coração estão em contradição!!! kkkkk

    Beijos

    Curtir

  2. Oi Camila, adoro seus posts.
    Vc escreveu exatamente como penso…
    Pq. tanto egoísmo, tanto egocentrismo…
    E deveria ser o contrário, como vc comentou, as pessoas que tem mais condições, poderiam ou deveriam ter filhos ou mais filhos, mas devido a competição, individualismo, cada vez mais, as pessoas desejam não ter filhos… Infelizmente…
    E essa pesquisa é ridícula, pq. ele também tenho formação, sou pós-graduada, tenho 1 filho e pretendo ter mais um ou dois filhos… Parei de trabalhar para me dedicar a eles, e acredito que isso não me diminua como profissional, pessoa, etc…
    Adorei sua reflexão, escreveu tudinho o que penso…
    Bjs
    Ju
    http://www.maesemfronteiras.com.br/

    Curtir

  3. Amiga querida, suas palavras foram mais que perfeitas! É muito triste ver como o ser humano tem se tornado um número, número de quem tem mais, ganha mais, faz mais e se esforça menos, sobrevive mais e vive menos, trabalha mais e dorme menos … uma triste caminhada para um mundo tão grande e que pode sim mudar e se tornar melhor.

    Beijos,
    Te espero no blog Mamãe de Salto

    Curtir

Compartilhe, multiplique, comente!

