Mulher, todos os dias são seus

tumblr_myxs0mk33P1ssxlfao1_500

Agradecemos a lembrança, mas dia 08 de março é um dia como qualquer outro.

Agradecemos também às mulheres que queimaram soutiens como forma de protesto e não podemos negar que os avanços foram significativos no que diz respeito aos direitos das mulheres.

Mas ainda hoje, muitas de nós precisamos ralar o dia todo para comprar nossos próprios soutiens, pagos normalmente no cartão de crédito, à prazo. 

Mulheres que se ajeitam em frente ao espelho enquanto escovam os dentes e se perguntam como sair mais cedo do serviço para a reunião na escola dos filhos.

Enquanto se vestem, organizam em pensamento o que vai na lancheira das crianças e quais as contas a serem pagas naquele dia.

Enquanto orquestram a maratona de banho, da troca de roupa e do penteado das crianças, percebem que os sapatos estão apertados e que o casaco já não cabe mais no filho mais novo e que as unhas dela estão por fazer. 

Arrumam as mochilas, conferem os cadernos e se lembram do que esqueceram de fazer no dia anterior.

Enquanto caminham pela casa, ajuntam brinquedos e roupas espalhadas e se perguntam como darão conta de tanta coisa em 24 horas.

Fazem feira, compra do mês e levam os filhos ao médico.

Enquanto algumas saem para trabalhar e deixam seus bebês na creche [com o coração partido], outras já estão estendendo a roupa no varal e descongelando a carne para o almoço. Sem falar nas milhares que não encontram carne na geladeira.

Chegam em casa exaustas, preparam a janta enquanto fazem um lanche, colocam as crianças no banho, apartam brigas, reclamam do cansaço com os maridos ou se perguntam porque foram abandonadas por eles.

Sonham com uma viagem de férias, mas se contentam com um passeio no shopping.

Algumas idealizam um príncipe encantado e um casamento dos sonhos, enquanto outras recém-separadas, pensam no que vão fazer para dar conta do recado.

Muitas se nutrem de coragem para se libertar de maridos violentos enquanto outras se calam e sofrem com os traumas emocionais, pensando no bem-estar dos filhos e na sua suposta incapacidade de enfrentar uma vida sozinha.

Arrumam a bagunça novamente. Percebem que não sobrou tempo para passar a roupa. Nem para fazer as unhas dos pés, mas suspiram de alegria com uma gracinha dos filhotes ou com um ” MAMÃE, EU TE AMO”.

Trabalham em casa e fora de casa, educam, cuidam, zelam, estudam, sofrem com o machismo, com a falta de apoio do governo e com o corpo no pós-parto que muitas vezes nunca voltará a ser como antes.

Choram ao fim da licença-maternidade e estão sempre com um sentimento de culpa, mesmo sem saber o porquê.

Depois que todos já dormiram, algumas se deitam na cama pensando se vale à pena continuar trabalhando fora, enquanto outras pensam se não seria melhor voltar ao mercado de trabalho para ajudar nas despesas do lar.

Mas por fim, adormecem com um gostinho de vitória porque sabem que o saldo sempre é positivo.

Todas são bonitas, todas possuem histórias interessantes, todas tem algo bom para compartilhar e capacidade para conquistar o que quiserem.

Quando conquista a auto-estima necessária,ninguém segura uma mulher.

Mas de fato não desistem porque o amor é o combustível e mulheres nasceram para amar e serem amadas.

Elas nasceram para ser forte. Nasceram para ser mulher. Nasceram para lutar, nas ruas, no campo, no mercado de trabalho, na internet. Mulheres nasceram para fazem a diferença.

Porque mulher não foge à luta diária, então todo dia é dia da mulher.

O caminho é longo e a gente vai se divertindo ao longo da vida, afinal nem todas as lágrimas são de tristeza e um dia de salão de beleza faz milagre!

Que sejamos valorizadas do jeito que somos, pelo que somos e não somente pelo que fazemos, por nossa luta diária e pelo amor que carregamos no peito.

Um beijo a todas.

Camila Vaz

tumblr_lvi4axhSsF1qcloroo1_500_large

Anúncios

7 comentários sobre “Mulher, todos os dias são seus

  1. Camila, que texto é esse menina… AMEI.
    Vc descreveu tão lindamente as mulheres e suas lutas, seja dentro ou fora de casa, ou ainda dentro e fora de casa…
    Concordo com vc, somos lindas, guerreiras e batalhadoras, cada uma a seu jeito, e merecemos ser amadas…
    Sou sua fã, acho que já falei isso, e se não falei, estou dizendo agora…
    Que palavras lindas…. A vida é bela, e mesmo em meio dessa correria louca, a vida e a família é tudo de maravilhoso que temos…
    Um beijo grande em seu coração…
    Obrigada por suas palavras, vc encanta a todos os corações…
    Ju
    http://www.maesemfronteiras.com.br/

    Curtido por 1 pessoa

    • Obrigada pelas palavras, Juliana…Estou até sem graça…rsrs É bom saber que minhas experiências podem contribuir de alguma forma com alguém. Bj no seu coração

      Curtir

  2. Realmente um sorriso dos filhos é o que a nossa alegria a qualquer momento. Ainda temos um longo caminho, mas estou certa de que estamos trilhando o caminho certo. Me sinto representada no seu post. Parabéns para você e para todas nós.

    Curtir

Compartilhe, multiplique, comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s