Chorar é preciso

image

Estamos nos tornando pessoas cada vez mais insensíveis.

Ficamos até horrorizados com algumas tragédias que assistimos na TV, mas estamos praticamente nos acostumando a elas.

Na verdade, quase não choramos mais.

Afinal, nossa vida é corrida demais e não nos sobra tempo nem para chorar, no máximo, se emocionar. Talvez não choramos porque não temos ido ao encontro de quem está de luto e apenas mandamos uma mensagem pelas redes sociais desejando: “força!”.

Talvez não choramos porque não temos ido ao encontro do amigo enfermo no hospital e só deixamos uma mensagem nas redes sociais desejando: “melhoras”.

Talvez não choramos pelos que perecem nas guerras, pelos refugiados, desempregados, esfomeados, sedentos, desaparecidos, porque estão longe dos nossos olhos. E o que os olhos não vêem…

Talvez não choramos porque mantemos uma distância ” segura” dos problemas das pessoas ou porque já temos problemas suficientes. Na busca por praticidade, tratamos de virtualizar o nosso choro também.

Mas chorar faz parte do processo. É uma forma de expressar o que sentimos. E essa é questão: sentir. Precisamos sentir em nós a dor do outro. Sem dúvida, estamos sentindo pouco.

A Bíblia diz em Mateus 5:4 que bem-aventurados são os que choram, pois eles serão consolados.

Já em Eclesiastes 3:4 diz que há tempo de chorar e tempo de sorrir, tempo de prantear e tempo de dançar. Não devemos ignorar o tempo de chorar.

Em I Co 13 diz que o amor é sofredor. Sim, é impossível amar sem chorar.

É preciso amar pessoas para chorar por elas.  Mesmo que seja um desconhecido. Nossas lágrimas precisam mover a compaixão dentro de nós para se transformarem em gestos de amor por alguém. Não pelo choro em si. Mas pela misericórdia que é capaz de gemer pela dor do outro e agir.

Certa vez ouvi alguém dizer que é mais fácil se alegrar com os que se alegram do que chorar com os que choram. Infelizmente isso é uma verdade. Mas embora seja difícil, é possível.

Chore com os que choram e seja consolado junto com eles. Chore com os que choram e seja bem-aventurado.

Bem-aventurados os que choram…

Camila Vaz

Anúncios

2 comentários sobre “Chorar é preciso

  1. eu sou uma pessoa muito muito muito chorona e por isso acabo vendo o choro como algo nada negativo. Quando é tristeza ele alivia, quando é desespero ele acalma, quando é alegria ele expressa melhor do que ninguém e quando é emoção chorar é quase indispensável!
    Lógico que sorrir também é bom, é ótimo, mas poucas coisas me fazem tão bem quanto chorar. Às vezes quando estou mal assisto a algum filme bem emocionante, porque assim sei que vou conseguir chorar muito e colocar pra fora, você tem razão, as pessoa precisam chorar mais!!!!

    Curtir

Compartilhe, multiplique, comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s