Quem sim e quem não

image

Essa frase me fez lembrar uma amiga que ontem arrumou um jeito. 💟

Estava aqui pensando que minhas grandes amigas não estão sempre junto comigo. Não vivemos grudadas todos os dias e não fazemos tudo juntas. Não cobro nada delas. O que recebo é espontâneo e o que ofereço também é. Se for preciso, peço. E se me pedem, procuro atender.

Apesar do tempo ou distância, há um esforço mútuo para estar junto e compartilhar momentos importantes. Tudo isso só é possível porque temos algo em comum que aquece e alimenta nossa amizade: CONSIDERAÇÃO e RECIPROCIDADE.

Consideração independe de distância, não tem a ver com concordância integral, com bajulação ou uniformidade de opinião. A reciprocidade é corresponder no mesmo tom, pois amor com amor se paga.

Ambas refletem respeito e a gratidão.

Alimentar relações de amizade sólidas e duradouras nos dias de hoje é muito raro, reconheço. Mas embora possa contar nos dedos as minhas, estou segura de que colho os frutos das amizades que plantei, reguei e cuidei, enquanto outras ainda estão amadurecendo.

A nossa vida é feita de escolhas e eu escolhi zelar pelas minhas amizades com amor e lealdade, apesar dos defeitos que todos carregamos. Se não houver consideração e faltar a reciprocidade é porque não era amizade.

Tomo a liberdade de adaptar uma frase bastante conhecida que resume bem o que penso sobre amizade hoje:

“Deixo meus amigos livres. Se voltarem é porque os conquistei. Se não voltarem é porque nunca os tive.”

Camila Vaz

2 comentários sobre “Quem sim e quem não

Compartilhe, multiplique, comente!

