O que Deus uniu…

 

tumblr_static_6ie54tkrqnc48kookwwsw8skg_640_v2

Estou lendo um pequeno livreto sobre casamento que é um verdadeiro tesouro, onde o autor começa fazendo a seguinte reflexão:

Desde o início Deus tinha a preocupação de se unir ao homem. Por isso a bíblia começa e termina com um casamento. O primeiro entre Adão e Eva tinha o propósito de encher a terra, mas o nosso é de encher o céu. Por isso o nosso casamento deve atrair as pessoas para Deus.” Naor Pedroza

Inicialmente, é importante lembrar que CASAMENTOS EXISTEM PARA CUMPRIR PROPÓSITOS E GLORIFICAR A DEUS. 

“E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele” (Gênesis 2:18)

A bíblia diz que fomos feitos para a glória de Deus (Efésios 1:2). E como seres integrais que somos, fazemos isso quando oferecemos a Ele todas as nossas ações e sentimentos em oferta de gratidão. (1 Co 10:31)

Ou seja, não somos o centro, nosso cônjuge não é o centro, nosso desejo sexual não é o centro, uma bela casa com um carro na garagem não é o centro. Deus é o ponto central ! Todas as coisas devem convergir para a Sua glória!

O casamento entre um homem e uma mulher é uma a figura do casamento entre Cristo e a Igreja, é uma amostra das Bodas do Cordeiro!

Regozijemo-nos! Vamos nos alegrar e dar-lhe glória! Pois chegou a hora do casamento do Cordeiro, e a sua noiva já se aprontou. Ap 19:7

A união entre Cristo e a Igreja será para a eternidade e o casamento entre um homem e uma mulher é até que a morte separe. Mas isso somente será possível se a Bíblia for um referencial. No capítulo 5 de Efésios é possível encontrar um modelo de casamento perfeito, no qual vale à pena ser seguido:

Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como ao Senhor, pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador. Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos.

Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela, para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, e apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável.
Da mesma forma, os maridos devem amar as suas mulheres como a seus próprios corpos. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo. Efésios 5:22-28

Note que, para um homem amar a sua esposa como Cristo amou a igreja é preciso que este homem tenha um coração convertido e transformado por Deus, após entender e aceitar o amor sacrificial de Jesus. Assim como a mulher precisa entender o papel da Noiva de Cristo para então se sujeitar à autoridade do seu marido.

Somente à luz da Palavra é possível viver um casamento missional, com o propósito de glorificar a Deus.

vestido de casamento

PREPARAÇÃO QUE COMEÇA NO NAMORO

Quando estamos dentro do propósito de Deus, o casamento é fruto de um arranjo divino. Ele mesmo faz com que as Rebecas se encontrem com os Isaques,” para o cumprimento do seu propósito.

Ou você crê e espera ou você confia somente na sua capacidade de escolha e paga para ver.

“Quem quer resolver as coisas do seu próprio jeito, casa-se com Hagar e gera Ismael. Mas os que dependem de Deus casam-se com Sara e geram filhos da promessa”, ainda que demore, diz o autor.

Outro fator importante acerca do casamento é que o ele representa: a união entre duas pessoas e também de duas famílias. É um momento de júbilo e profunda alegria! Um casamento pode honrar ou desonrar o nome dos pais. Assim como um casamento pode honrar ou desonrar o nome de Deus.

O PREÇO DA INTIMIDADE

É a intimidade com Deus que vai gerar direcionamento para as decisões relacionadas ao casamento, desde a escolha do cônjuge até os grandes desafios  do casal.

Mas há um preço a ser pago pelo casamento e é muito maior do que a festa, as fotos, a decoração ou o vestido da noiva. É o preço de se tornar um com alguém.

Uma só carne. Assim como Eva foi retirada das entranhas de Adão, para demonstrar que Deus criou um par que pudesse satisfazer as necessidades mais íntimas um do outro e ao mesmo tempo,  nos lembrar quão frágeis e limitados somos.

O casamento representa a renúncia de vontades para fazer também a vontade do outro. Por isso é fundamental saber quem é você, quem é o outro e quem desejam ser juntos.

São perguntas que devem ser respondidas antes de se unir tão intimamente a alguém. Por isso, se eu pudesse lhe dar um conselho eu diria: escolha alguém que ame mais a Deus do que a você e que tenha temor aos princípios contidos na Palavra. 

“Jesus realizou o seu primeiro milagre numa festa de casamento. Ao transformar água em vinho, mostrou que os casamentos começam com uma alegria natural. Mas somente com o poder de Deus ele se transforma num casamento que vale à pena ser vivido.”

Sem a presença do Espírito Santo não há quebrantamento e arrependimento necessários para a jornada de uma vida a dois. Ele é quem forma o elo perfeito.

Sem o pleno entendimento do sacrifício de Cristo pela Igreja é impossível que o homem entenda o seu papel sacrificial e provedor no casamento, o que por sua vez, facilita que a mulher exerça a submissão e o auxílio de forma leve e prazerosa.

Afinal, que mulher reclamaria de submeter a um marido que se submete à vontade de Deus?

Jesus é a água, o azeite e o vinho. É o frescor, a unção e a alegria de um casamento. Que Ele não seja um mero convidado no seu relacionamento, para que a Sua presença seja festejada sempre. Que Ele sinta prazer em permanecer até o fim, realizando pequenos e grandes milagres, diariamente.

Com amor,

Camila Vaz

 

Anúncios

Compartilhe, multiplique, comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s