Crescer dói …

Dor do crescimento

 

{Minha filha de 3 anos começou a sentir as dores do crescimento. Se quiser saber mais sobre esse assunto, clique AQUI.}

Depois de me informar, me conformei, afinal: CRESCER DÓI. Em todos os sentidos.

No entanto, é importante para o desenvolvimento, faz parte do ciclo da vida. Paciência…

Toda criança ou adolescente quer crescer logo, mas envolvidos por sua ingenuidade autêntica, não sabem o quanto isso pode doer. E é melhor assim. Talvez se soubessem, crescer rápido deixaria de ser o sonho de consumo deles.

Além disso, o crescimento do corpo deve acompanhar a evolução da mente, para que, de forma equilibrada, o ser humano possa se tornar um adulto consciente.

Crescer dói sim. Quando nos distanciamos de pessoas queridas ou até mesmo das nossas raízes por motivos incompreensíveis. Também dói porque nos deparamos com a realidade de que para conquistar algo, é preciso esforço e dedicação.

Crescer dói quando descobrimos que o ser humano pode ser mal  e injusto e dói porque precisamos aprender a lidar com o medo, a insegurança e as incertezas da vida.

Crescer dói quando entendemos que não basta somente crescer, mas é necessário amadurecer e adquirir responsabilidades.  Crescer dói quando percebemos que o tempo não pára e não volta mais.

Por isso é tão bom ser criança! É tão bom ser  protegida e amada enquanto se vive a vida sem complicadas pretensões e ansiedades. 

Mas então…qual seria a vantagem de crescer?

Florescer e colher os frutos, ora! 

Sim! Entre o nascimento e a colheita é preciso crescer e amadurecer. É preciso esperar.

E a espera faz toda a diferença quando é regada de amor e cuidado.

Dessa forma, descobri que posso aliviar as dores do crescimento dos meus filhos amando, regando e cuidando deles, preparando eles para a vida e permitindo que cresçam livres.

E muito em breve, eu os verei florescer e  juntos, colheremos os frutos do crescimento.

“Crescer dói e dói muito. Mas faz um bem danado depois que passa.”

Bjs 

Camila Vaz

 

 

 

 

4 comentários sobre “Crescer dói …

  1. Por aqui, ainda não houve dores, mas, o crescimento está a todo vapor. Tanto que Dan tem repetido muito que não deixar de ser criança. Rsrsrsrsrsrsrsrs e eu o acalento dizendo que ainda falta muuuito tempo pra isso!

    Curtir

  2. Aqui não tivemos as dores físicas, mas eu já estou sofrendo por ver como estão crescendo, que não tenho mais bebês e logo meus pequenininhos estarão grandes hehehe. E, claro, da parte deles, não vêem a hora de crescer logo. Elogio é dizer que cresceram hehehe
    beijos

    Curtir

Compartilhe, multiplique, comente!